Novidades

Aqui compartilhamos com você o que temos feito, pensado ou sonhado...

Uma releitura de Piolin por Zabobrim

Galera!

Essa semana publicamos no Youtube do Barracão um novo vídeo! É uma releitura da peça "Um duelo à morte" escrita em 1930 por Abelardo Pinto, o palhaço Piolin.

O vídeo foi feito para o projeto "Os 12 trabalhos de Piolin" e foi lançado na quarta e última parte do projeto integrando o Festival SP Sem Censura da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. O vídeo estreou numa Live do Centro de Memória do Circo no dia 05 de junho de 2021, a qual além de Zabobrim - Esio Magalhães, contava também com a presença do palhaço Moroni - Breno Moroni e a palhaça Manela - Paola Musatti.

O projeto consiste na interpretação de 12 comédias de Piolin - peças autorais e clássicas do repertório dos palhaços do circo-teatro brasileiro - por palhaços contemporâneos. Participaram do projeto os palhaços Babuko - Adriano Mauriz, Biribinha - Teofanes Silveira, Du Porto - Gabriela Argento, Mafalda Mafalda - Andrea Macera, Magal - João Miguel, Tubinho - Pereira França, Biriba - Geraldo Passos, Jurubeba - Gabi Sigaud Winter, e Tiziu - João Lima.

A concepção e condução do encontro é de Verônica Tamaoki e Walter de Sousa, e o projeto retoma os estudos de peças de circo-teatro resgatadas a partir do Arquivo Miroel Silveira, da ECA-USP e de outros acervos, iniciados em 2010 por meio do projeto “Entre risos e lágrimas: o teatro no circo (das pantomimas aos dramas)”.

É muito interessante ver as releituras que cada artista faz das peças. Cada um traz um aspecto que salta aos olhos para discuti-lo em cena, trazendo questões que nos tocam nos tempos de hoje, tão distintos do começo do século passado. Convidamos vocês a assistirem esse e os outros trabalhos.

Você pode conferir todas as lives desse projeto nos seguintes links:
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=poCj5...
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=_359i...
Parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=8dsAT...
Parte 4: https://www.youtube.com/watch?v=K7b00...

Credo Quia

É a Campanha de Financiamento Coletivo para captar recursos e viabilizar o projeto Credo Quia Absurdum*, que vai criar, montar e apresentar um espetáculo circense para rua, praças, parques e outros espaços.
Para a concretização deste projeto, todes, todas e todos podem ser investidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas de acordo com suas possibilidades. Saiba mais sobre o projeto e como apoiá-lo!

Cursos

A partir de nossas pesquisas e trabalhos, formulamos uma didática para compartilharmos nossas descobertas, nossa visão artística e, em alguns casos, dividir nossas questões. Nossos cursos são formulados para no mínimo 20 horas de trabalho, pois neste tempo, temos condições de apresentar as trilhas do nosso trajeto artístico.

Saiba Mais

Compartilhe