Novidades

Aqui compartilhamos com você o que temos feito, pensado ou sonhado...

CURSOS DE FEVEREIRO 2021 (online)

CURSOS DE FEVEREIRO 2021

Nosso tempo nos pediu uma mudança radical na maneira de nos encontrarmos e pôs em debate, nas artes cênicas, a compreensão de uma “outra” presença: a presença online. Tais condições nos desafiaram a redimensionar nossos cursos de fevereiro. Sendo assim reconfiguramos alguns conteúdos, nos servindo da experiência que acumulamos ao longo de 23 anos, e que, com grande prazer, estamos prontas e prontos para compartilhar com vocês.

Plataforma: ZOOM
Início: 01 de fevereiro 2021
Final: 27 de fevereiro de 2021
Inscrições: de 18 de novembro 2020 até que preenchidas todas as vagas.

CURSOS:

1. PALHAZOOM, em tempos de pandemia e pandemônio!!!

O conteúdo será abordado teoricamente, mas também na prática, dentro da limitação e possibilidade do aplicativo de encontro virtual. Podem se inscrever, qualquer pessoa interessade em conhecer o trabalho do palhace ou entrar em contato com o modo de criação e expressão do Barracão Teatro nesta linguagem. O curso completo terá dez aulas temáticas que podem ser acompanhadas de forma contínua ou pontual pelos alunes.

Detalhamento do conteúdo das aulas temáticas:

  • Dia 1. (01/02) - A palhaça/o palhaço, o que é?
    O nariz vermelho, a menor máscara do mundo, representa a humanidade em sua fragilidade e imperfeição. Nesta aula, vamos fazer uma viagem na história e nas diversas visões do que vem a ser esta máscara.

  • Dia 2. (02/02) - Olhar: a janela do ânimo
    Um grande elo entre a palhaça/o palhaço e o público se dá pelo olhar dela/dele. É através do olhar que o público tem acesso ao mundo interno da máscara. Buscaremos como potencializar esta janela de contato com a plateia..

  • Dia 3. (03/02) - Escuta: abrindo antenas de recepção
    Para estar presente, é fundamental ampliar a recepção ao que se passa interna e externamente. O tema desta aula é a escuta muito mais como possibilidade de recepção de estímulos através dos cinco sentidos e da própria mente, do que como uma habilidade auditiva.

  • Dia 4. (04/02) - Eu sou belo! Que ridículo. - Sou ridículo? Que beleza!
    O que sou e o que pareço ser? Aprendendo a aceitar o que somos, afirmamos o potencial que temos como base para as relações. Entendendo o que parecemos ser nos permite brincar com o que podemos ser. Nesta aula, partiremos dos atributos individuais para compreender potenciais de chaves do riso.

  • Dia 5. (Dia 05/02) - Movimento e música
    A palhaça/O palhaço é máscara, a menor que existe. E como tal se comporta como um caráter em movimento. Neste tema, vamos abordar o comportamento da máscara através da sua movimentação no espaço.

  • Dia 6. (08/02) - Gesto e som
    Como a palhaça/o palhaço se afeta? O que detona a mudança de estados emocionais? Como se manifesta cada alteração no estado da menor máscara?

  • Dia 7. (09/02) - Foco e interesse
    O que é importante para a palhaça/o palhaço? Como se manter presente e desenvolver a sua relação com o tudo a sua volta?

  • Dia 8. (10/02) - Ação e palavra
    O que vamos fazer para justificar o nosso encontro com o público? "A ação está para o palhaço, assim como a palavra está para o poeta"

  • Dia 9. (11/02) - O Jogo, a relação
    O jogo é o que construímos a partir da relação que estabelecemos com tudo o que nos cerca. Queremos ganhar o jogo? Como lançar mão de tudo o que podemos para entrar em relação?

  • Dia 10. (12/02) - Status: explorando as possibilidades do posicionamento no jogo
    Dentro da relação, oscilaremos entre o desejo e o poder. Vamos reconhecer como estamos dentro do jogo para tirar proveito da situação e possibilitar ainda mais o riso.

Por Esio Magalhães
De 01/02 a 12/02 – de 2ª à sexta-feira das 19h às 21h
25 vagas

Valor: 600,00 - curso integral
195,00 – Combo 03 aulas
70,00 – Aula Avulsa

2. COMMEDIA DELL’ARTE: um instigante mosaico.

Abordagem teórica:
Muito se fala sobre a meia máscara, o improviso e a profissionalização de atores e atrizes, mas pouco se conhece sobre o significado abrangente de um gênero cênico que demarcou princípios estruturantes para o teatro popular ocidental.
Este curso será dividido de por temas. Cada dia corresponderá a um recorte que tem por objetivo aprofundar o conhecimento de cada uma das peças que compõe este fenômeno e ao final oferecer a cada integrante a base para a construção de uma máscara tipo.

  • Aula 1 – De onde vem a Commedia Dell’Arte? O “Cômico por Ofício”,

  • Aula 2 – Meias Máscaras 1: Do Arquétipo ao Mito – De Zanni a Arlecchino,

  • Aula 3 – Meias Máscaras 2: Enfim as Mulheres... O Romantismo e Enamorades,

  • Aula 4 – A Dramaturgia e o Improviso – O que é um canovaccio, um lazzo, uma tirata?

  • Aula 5 – A atualidade da Commedia dell’arte – Da Velha Serva à Mãe de Santo.

  • Aula 6 – A commedia dell’arte em você! Quais arquétipos você reconhece hoje em nossa sociedade e que tipo social você construiria a partir dele?

Por Tiche Vianna
De 01 a 06 de fevereiro – Das 10h às 12h30
25 vagas
Valor: 450,00

3. QUE PALHAÇO QUE SOU EU?

O trabalho neste curso é a investigação e o aprofundamento acerca de cada palhaço/a/e. Qual é o mundo particular de cada um? Qual é o território de diversão onde a palhaça/e/o diverte o público? O objetivo é, através do jogo e da relação, investigar ainda mais sobre cada palhace. Como resultado do curso cada alune/a/o vai criar um vídeo em que possamos ver a singularidade de cada participante.

Por Esio Magalhães
**De 22 a 27 de fevereiro
De segunda à sexta-feira das 19h às 22h
De sábado (27/02) das 15h às 18h**
15 vagas
Valor: 540,00

Necessidades dos cursos:
- De preferência um computador, se não houver como, um celular para participar da aula, em uma sala bem iluminada onde você possa se movimentar e ficar em pé diante da câmera.
- Uma cadeira e uma mesinha onde possa apoiar objetos,
- Seu material de palhaça/e/o

4. ATRIZ, ATOR E A MÁSCARA: do raciocínio do corpo à criação física da personagem.

Abordagem Prática:
Diante da impossibilidade de usarmos as máscaras do Barracão Teatro para realizarmos uma prática conjunta em sala de trabalho, trabalharemos a partir de cada sala, singular, mas não isolada, que surgirá no vídeo, orientada por dinâmicas extraídas do trabalho com as máscaras. O objetivo é compreender o raciocínio do corpo na construção de sua expressividade - através da variação dos movimentos, das tensões musculares e dos diferentes estados de ânimo - na realização das ações físicas e na criação física de personagens, a partir dos princípios que regem o uso da máscara cênica.

Necessidades do curso:
- De preferência um computador, se não houver como, um celular para participar da aula, em uma sala bem iluminada onde você possa se movimentar e ficar em pé diante da câmera.
- Uma cadeira e uma mesinha onde possa apoiar objetos,
- 3 Objetos diferentes
- Uma venda preta, uma meia calça fina transparente preta,
- Roupas de cores neutras e sem estampas,
- Lápis de maquiagem marrom ou preto (de acordo com sua tonalidade de pele), batom próximo à cor de seus lábios.
- Lenços umedecidos ou demaquilantes.

Por Tiche Vianna
De 08 a 12 de fevereiro – Das 10h às 13h
20 vagas
Valor: R$450,00

BOLSAS NO CHAPÉU
O Barracão Teatro, oferece bolsa no chapéu para pessoa afrodescendente e pessoa trans, nos seguintes cursos:

  • PALHAZOOM,

  • COMMEDIA DELL’ARTE E

  • A ATRIZ O ATOR E A MÁSCARA

As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, sendo duas vagas por curso, não podendo a mesma pessoa se inscrever em mais de um curso na condição de bolsista, no mesmo ano. A seleção se dará por ordem de inscrição, considerando uma vaga para pessoa afrodescendente e uma vaga para pessoa trans em cada curso, exceto se não houver procura por alguma delas.

Ao se inscrever pelo site, clique na opção Bolsas no Chapéu, especifique a qual delas se refere e qual sua contrapartida à bolsa, que poderá corresponder ao valor que você pode pagar, seja ele qual for, ou a alguma troca possível, que você possa oferecer ao Barracão Teatro, em 2021. A contrapartida não é fator seletivo, é o modo de organização do Barracão Teatro na realização de políticas afirmativas.

INSCRIÇÕES

Para realizar sua inscrição preencha o formulário clicando aqui

Credo Quia

É a Campanha de Financiamento Coletivo para captar recursos e viabilizar o projeto Credo Quia Absurdum*, que vai criar, montar e apresentar um espetáculo circense para rua, praças, parques e outros espaços.
Para a concretização deste projeto, todes, todas e todos podem ser investidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas de acordo com suas possibilidades. Saiba mais sobre o projeto e como apoiá-lo!

Cursos

A partir de nossas pesquisas e trabalhos, formulamos uma didática para compartilharmos nossas descobertas, nossa visão artística e, em alguns casos, dividir nossas questões. Nossos cursos são formulados para no mínimo 20 horas de trabalho, pois neste tempo, temos condições de apresentar as trilhas do nosso trajeto artístico.

Saiba Mais

Compartilhe