Nucleo Artístico

Fundado em 1998 por Esio Magalhães, Tiche Vianna, Cláudia Zuccherato e Adriana Valverde como um espaço com o  intuito de trabalhar e pesquisar a expressão artística na linguagem das máscaras teatrais cômicas. A característica fundamental de sua atuação e pesquisa é a dedicação ao palhaço, à commedia dell’arte, à improvisação e, sobretudo, ao trabalho de atrizes e atores como veículo da expressão teatral, efêmera e presente. 

Cláudia Zuccherato e Adriana Valverde estrearam o espetáculo "Ninguém", a primeira obra do núcleo, e depois de alguns anos seguiram outros rumos. Fica registrada a eterna gratidão aos passos que demos juntes e que foram tão importantes no início do trajeto. Também fica registrado o agradecimento à Marcelo Pinta que foi ator no espetáculo de estreia do Barracão Teatro, em 1998.

Tiche Vianna e Esio Magalhães seguiram trabalhando na estrada desta pesquisa e atuação, criando vários espetáculos, cursos, oficinas, orientações, dirigindo outros grupos, formando novas atrizes e atores, compartilhando o que era produzido e pensado artisticamente pelo núcleo até 2023. Em 2023, o núcleo artístico e o espaço se desvencilham. O núcleo artístico segue com Esio Magalhães e os seus parceiros, já o espaço, altera o seu nome e segue com gestão de Tiche Vianna, Eduardo Brasil e Lily Curcio no mesmo local, com o propósito de ser um território das artes: Teatro Barracão. Evóe, Teatro Barracão, Evoé!

Faz-se necessário um parágrafo de agradecimento à parceira Tiche Vianna! Ao longo de 25 anos, a parceria ao lado desta mulher do teatro, que foi professora de todos os artistas que fundaram o Barracão Teatro, foi de importância basilar para a formação do pensamento e atuação artístico do núcleo. Juntes foram realizadas muitas ações, criações, projetos e perspectivas que se entranharam no modo de ver e compreender a arte e sua ação na sociedade. Em 2023, Tiche Vianna lança o livro  "Além da Commedia dell'Arte - uma aventura num barracão de máscaras", resultado de sua tese de doutoramento, em que conta sua trajetória de 30 anos no teatro e a pesquisa desenvolvida pelo Barracão Teatro até 2023. Recomendamos a leitura!
Tiche Vianna, por toda a sua entrega à arte, determinação e luta, o Barracão Teatro agradece a longa trajetória de parceria. Muito, muito, muito obrigado! Evoé, Tiche Vianna, Evoé!!

Ao longo dos anos, o núcleo agregou vários artistas, que se mantém em parceria, através de projetos variados, até hoje. Conheça nossos parceiros . Esta característica permite ao Barracão Teatro manter a maioria de seus espetáculos em repertório com seu elenco original.

Conta atualmente com 9 espetáculos em seu repertório, com os quais circula pelo Brasil e pelo mundo através de projetos e convites.

Anualmente realiza cursos intensivos, no mês de fevereiro, com artistas provenientes de diversas regiões do Brasil e de outros países.

O núcleo artístico do Barracão Teatro segue sua estrada, se reformulando e afirmando sua natureza nômade. Sua vocação é difundir a arte teatral por diversos e diferentes territórios do país e seu objetivo é compartilhar a experimentação do teatro com o maior número de espectadores possível. Evoé, Barracão Teatro, Evoé!

Informações de contato

Barracão Teatro

producao@barracaoteatro.com.br
19 99113-8350
19 99748-7452

ESIO MAGALHÃES

Ator, Palhaço e Pesquisador Teatral - sócio fundador do Barracão Teatro.

Compartilhe