Cursos

A partir de nossas pesquisas e trabalhos, formulamos uma didática para compartilharmos nossas descobertas, nossa visão artística e, em alguns casos, dividir nossas questões. Nossos cursos são formulados para no mínimo 20 horas de trabalho, pois neste tempo, temos condições de apresentar as trilhas do nosso trajeto artístico.

Mergulho na Menor Máscara do Mundo

A imagem que dá nome ao curso é a da palhaça/do palhaço/palhace que mergulha de uma grande altura num pequeno balde ou copo de água: ela/ele/elu assume o risco do salto em nome do prazer de fazer rir. A proposta do curso é entrar no universo da/o palhaça/o, através do prazer e do risco do jogo, até chegarmos ao nariz vermelho, a menor máscara do mundo. O objetivo é o caráter do palhaço que será descoberto na simplicidade da queda, na beleza do ridículo humano.

Abordagem:
- Aquecimento e preparação para o estado de trabalho.
- Exercícios técnicos de escuta, observação e atenção.
- Ação e reação como dramaturgia da improvisação.
- Improvisações com foco na clareza da proposta e da realização.
- Canais de comunicação.
- Trabalhos dirigidos para descoberta e aprofundamento do caráter de cada palhaço.
- Jogos coletivos que coloquem o palhaço em situação de risco e/ou prazer.
- Exercícios que buscam o que é mais importante e essencial para cada palhaço.
- Improvisações a partir da ação de cada palhaço.
- Improvisações em duplas e trios.

Ministrante: Esio Magalhães

A Atriz, o Ator e a Máscara

Trabalhar o ator/atriz através da máscara é uma prerrogativa para a expressão cênica do corpo. Quando este corpo se torna veículo das relações, pensamento e palavra se expressam através da ação e reação físicas. Neste estudo, nosso objetivo é fazer com que a cena seja o resultado de acontecimentos provocados pelas relações entre corpos expressivos.
Abordagem:
- preparação do corpo para o uso da máscara - o estado cênico
- o corpo através da máscara neutra
- o corpo através da máscara expressiva
- narrativas e diálogos corporais

Ministrante: Tiche Vianna

Commedia Dell’Arte

Gênero Teatral que surge na Itália e utiliza a improvisação, as meias máscaras expressivas e a capacidade de criação autoral de artistas da cena para se relacionar diretamente com a plateia. Estudar a commedia dell’arte é uma maneira de compreender o teatro popular ocidental urbano.

Abordagem:
- estudo histórico
- preparação do corpo para o uso da máscara
- composição dos tipos
- dramaturgia da commedia dell’arte
- improvisação em jogo: a construção da cena

Ministrante: Tiche Vianna

Que palhaço que sou eu?

O trabalho neste curso online é a investigação e o aprofundamento acerca de cada palhaço/a/e. Qual é o mundo particular de cada um? Qual é o território de diversão onde a palhaça/e/o diverte o público? O objetivo é, através do jogo e da relação, investigar ainda mais sobre cada palhace. Como resultado do curso cada alune/a/o vai criar um vídeo em que possamos ver a singularidade de cada participante.

Necessidades do curso:
- De preferência um computador, se não houver como, um celular para participar da aula, em uma sala bem iluminada onde você possa se movimentar e ficar em pé diante da câmera.
- Uma cadeira e uma mesinha onde possa apoiar objetos,
- Seu material de palhaça/e/o

Compartilhe